
o natal
O natal como todos sabem é uma data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. A data 25 de Dezembro foi fixada somente no século IV, antes disso o Natal era comemorado em diversos dias diferentes, de acordo com cada crença, pois não se sabia com precisão em que dia Jesus Cristo nasceu. Então, na Roma Antiga, o dia 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o inicio do inverno, o que acredita-se que exista uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
Antigamente as comemorações de natal duravam até 12 dias, que segundo a crença foi o tempo que levou para os três reis magos chegarem à cidade de Belém onde entregaram os presentes para Jesus (ouro, mirra e incenso).
Passado muitos anos, as comemorações mudaram, e as pessoas passaram a acrescentar alguns objetos de decoração natalina, como por exemplo, as Arvores de Natal, que começam a serem montadas logo no incio de dezembro, e desmontadas em até 12 dias após as comemorações.
Analisando de um ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importancia para o Ocidente, pois é onde marca 1 ano de história vivida.
Arvore de natal
Hoje em dia, as arvores de Natal são montadas para decorar a casa e proporcionar um clima especial durante as comemorações, no entanto, não deixa de ter seu significado.
Acredita-se que a tradição começou em 1530, na Alemanhã, com o Martinho Lutero. Em certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a comport a imagem que Lutero reproduziu com galhos de arvore em sua moradia. Além das estrelas, Lutero usou também algodão e outros enfeites para mostrar aos seus familiares à bela cena que havia presenciado na floresta.
Esta tradição foi levada para o continente americano por alguns alemães, que se instalaram na América durante o período colonial. Já no Brasil, onde a maioria da população é cristã, as arvores de Natal estão presentes em inúmeros lugares, não tão somente para decorar os ambientes, mas também trazem uma simbologia muito forte que represente a alegria, paz e esperança.
Juntamente com a árvore, algumas pessoas ainda montam o Presépio, que também tem um papel muito importante na decoração natalina. O presépio mostrar o cenário do nascimento de Jesus Cristo, uma manjedoura com animais, os três reis Magos e também os pais do menino Jesus. Esta tradição de montar os presépios teve inicio no século XIII com São Francisco de Assis, bem como as músicas de Natal, que também fazem parte dessa linda comemoração.
Papai noel - Tradição
Alguns estudiosos afirmam que a figura do Papai Noel, tenha inspirada num bispo chamado Nicolau, nascido na Turquia em 280 d.C. O bispo era um homem de bom coração que costumava ajudar as pessoas menos favorecidas, deixando pequenos sacos com moedas próximas as chaminés das casas.
Devido a isso, mais tarde, com a sua morte, Nicolau foi transformado em Santo pela Igreja Católica, após muitas pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. Hoje, Nicolau é conhecido como São Nicolau.
Já a associação da imagem de São Nicolau ao Natal, aconteceu na alemanhã assim espalhando-se pelo mundo em pouquíssimo tempo. Nos Estados Unidos recebeu o nome de Santa Claus, em Portugual Papai Natal, e no Brasil, Papai Noel.
Roupa de Papai noel
O Papai noel, até o final do século xix era apresentado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura, quando em 1886 um cartunista alemão, Thomas Nast criou uma nova imagem para o Papai Noel. Trouxe roupas nas cores vermelha e branca, com um cinto preto. A veste criada pelo cartunista foi apresentada em uma revista chamada Harper’s Weeklys no mesmo ano.
Já no ano de 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou um Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nastm, que também eram as mesmas cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um enorme sucesso ao redor do mundo, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo



0 Deixe um comentario:
Postar um comentário
Comenta gente , é de graça ! .